Acupuntura Veterinária
- Tartau
- 21 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2020

A Acupuntura é um recurso terapêutico milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e consiste na inserção de agulhas e/ou transferência de calor em áreas definidas da pele, chamadas de acupontos. Restabelece o equilíbrio de estados funcionais alterados e atinge a homeostase, pela influência sobre determinados processos fisiológicos. É derivada do latim acus e pungere, respectivamente agulha e puncionar, mas atualmente outros meios de estímulo dos acupontos são utilizados.
Acredita-se que a Acupuntura Veterinária seja tão antiga quanto a história da acupuntura humana. Para tanto, destaca-se a descoberta de um tratado com idade aproximada de 3.000 anos, relatando a aplicação de tal prática em elefantes indianos. O povo chinês foi o responsável pelo desenvolvimento dos conhecimentos teórico-empíricos da MTC, divulgados no documento Huang Ti Nei Ching, ou Clássicos do Imperador Amarelo sobre Medicina Interna.
Porque oferecer Acupuntura Veterinária a seu melhor amigo?
A Acupuntura aplicada corretamente, não tem contraindicações ou efeitos adversos, diferente da maioria dos medicamentos. Ela permite a redução da dose de alguns remédios e em alguns casos, obtém resultados melhores do que aqueles que seriam possíveis com as técnicas tradicionais de medicina veterinária ocidental.
O tratamento pode ser realizado em animais de qualquer sexo e idade, sendo muito útil em casos onde o cão não pode ser submetido a uma cirurgia ou quando a mesma não surtiu os efeitos desejados. É também uma ótima forma de devolver qualidade de vida a pets idosos e/ou com doenças crônicas.
Benefícios da Acupuntura Veterinária
Indicada para animais de qualquer idade ou sexo
Pode ser utilizada em qualquer enfermidade ou localização
Não causa dor ao animal nem reações adversas
Não possui contraindicação
Custo muito baixo quando comparado a uma cirurgia
Principais indicações
Alergias;
Controle da dor;
Doenças de estruturas ósseas, como displasia coxofemoral, artrose, artrite, hérnias de disco;
Doenças musculares;
Doenças neurológicas
Dermatite psicogênica por lambedura;
Distúrbios respiratórios, como asma;
Distúrbios digestivos, como diarreia e gastrite;
Epilepsia;
Incontinência urinária;
Paralisias;
Problemas comportamentais;
Problemas oculares, como conjuntivites e ulceras de córnea;
Recuperação pós-cirúrgica.
Commenti