Moxabustão
- Tartau
- 19 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2020

“Quando a Acupuntura é ineficaz, a Moxa é apropriada.”
Ling Shu
A Moxabustão é um dos benefícios da Acupuntura que serve para diversos tratamentos, tendo como foco o equilíbrio e a harmonia do corpo distribuindo uma energia de cura que produz saúde ou a recuperação do paciente. A Moxa é uma técnica da Medicina Chinesa que nasceu na antiga China com o nome de Mogussa, cujo o nome vem de origem japonesa.
A história conta que a Moxa teve origem na sociedade primitiva e sua descoberta foi relacionada ao uso do fogo que era a única forma de se aquecer.
Através desse meio foi descoberto que dores sob a aproximação do fogo em algumas partes específicas do corpo poderiam ser melhoradas ou até eliminadas. Entre 518 a 168 a C. já haviam registros da Moxa, porém só apareceram livros publicados á partir do Século III, sendo que por volta do Século X a Moxa já estava no auge com escritores e profissionais que inclusive a utilizavam em cirurgias ou até mesmo em casos urgentes.
Segundo os Chineses a Artemísia Vulgares é a erva mais indicada para o tratamento com Moxa devido aos estudos a apontarem como a erva mais Yang. É uma terapia de cura que trata e previne doenças usando o calor na aplicação dos pontos selecionados trazendo inúmeros benefícios á saúde através da cura, recuperação ou a melhora de qualidade de vida. O tratamento tem uma proposta de eliminar acúmulos energéticos nos pontos ao longo dos Canais promovendo o perfeito funcionamento dos órgãos.
Como funciona a Moxa?
Ação Local aumentando o metabolismo e promovendo os mecanismos daí decorrentes, como: vasodilatação e consequente oxigenação dos tecidos, relaxamento muscular, sintetização de vitamina D e aumento da capacidade de absorção de cálcio.
Ação Pontual aplicada em pontos específicos cujos efeitos vão depender dos locais escolhidos, podendo variar entre pontos gatilho, que promovem relaxamento muscular, pontos associados a dermátomos, que atuam no funcionamento de órgãos e vísceras ou outros pontos específicos que atuam sobre órgãos ou glândulas endócrinas.
Ação no SNC qualquer das formas de aplicação estimula o Sistema Nervoso Parassimpático.
Efeitos fisiológicos
Ativação do metabolismo celular
Ação anti-inflamatória
Analgesia
Aumento da permeabilidade cutânea
Eliminação de toxinas
Estimulação do sistema circulatório
Favorece a expectoração e o relaxamento bronquiolar
Regulação das funções gastrointestinais
Relaxamento muscular
Comments